sábado, 16 de maio de 2015

Trabalho diversificado para o dia a dia do professor! Parte I

ORGANIZAÇÃO DA CLASSE PARA O TRABALHO DIVERSIFICADO.
Considerações gerais:

Trabalho diversificado é aquele em que o professor subdivide a turma em grupos que desenvolvem ao mesmo tempo atividades diferentes, dirigidos ou não pelo professor.
Assim enquanto um grupo recebe orientação direta o professor , os outros trabalham independentemente , em atividades como : leitura silenciosa, redação , exercícios escritos , atividades manuais , jogos didáticos.
as crianças são diferentes :
  • No nível de desenvolvimento físico e mental;
  • No ritmo de aprendizagem ;
  • Nos interesses;
  • Nas aptidões ;
  • Nas experiências vividas;
Assim como não se pode pensar em vestir todas as crianças com roupas do mesmo tamanho , não se pode admitir que todas as crianças tenham as mesmas necessidades e possibilidades no que se refere à  aprendizagem. 

No trabalho diversifica do visa- se a :
  • Proporcionar a cada aluno assistência no sentido de evitar ou corrigir falhas , suprir deficiências e atender ao ritmo individual de aprendizagem. Quando muito numerosa as turmas , torna-se difícil o atendimento que o professor possa dar nesse sentido . Trabalhando com grupo menores , poderá melhor conhecer e atender as crianças em suas necessidades e possibilidades.
  • Proporcionar maior número de oportunidades de participação direta de cada   aluno no trabalho desenvolvido  
         Para aprender , não basta a criança ouvir o professor , é preciso que ela própria participe das experiências e aprendizagem . Dificilmente essa participação será conseguida se o professor trabalhar sempre com a turma ao mesmo tempo , pois a atividade seria muito demorada , gerando desinteresse.

         Conclui-se , pois, que o trabalho diversificado permite a individualização   do ensino , mesmo em turmas numerosas , proporcionando ao aluno aprendizagem de que necessita , no ritmo de que é capaz.
   
          Embora sabendo que deve diversificar  algumas atividades em sua turma , o professor não pode perder de vista o fato de que a mesma constitui um grupo social cuja coesão deve ser mantida , a fim de ser eficientemente dirigido. Não é , pois, aconselhável trabalhar sempre om pequenos grupos , o que desagrada a turma , criando , entre ouros, problemas de disciplina,


 

As atividades devem ser diversificadas quando:
  • Houver desnível entre os alunos às habilidades exigidas para um determinado trabalho;
  • Houver grande diferença nos interesses dos alunos em relação a certos estudos ; 
  • Algumas crianças apesentarem necessidades específicas
  • For quantitativamente deficiente o material de que o professor dispõe;
  • O material oferecer pouca visibilidade a distancia;
  • Houver na turma crianças com dificuldade de ajustamento a grandes grupos;

PREPARAÇÃO DOS ALUNO PARA O TRABALHO INDEPENDENTE 

Antes que possa diversificar o trabalho em uma turma , é necessário que o professor prepare os alunos para o trabalho independente , desenvolvendo ou formando:

  1. HABILIDADE DE:

  • Compreender a seguir ordens e instruções orais ou escritas;
  • Memorizar as instruções recebidas ;
  • trabalhar sem auxílio;

     2. ATITUDES DE :

  • Independência;
  • Iniciativa;
  • Persistência;
     
     3. INTERESSES:

  • Gosto pelos estudos e pesquisa.
     4. HÁBITOS DE :

  • Atenção dirigida ;
  • ouvir , reter e seguir ordens;
  • Realizar o trabalho até o fim;
  • Verificar o trabalho realizado;
  • Corrigir o trabalho e avaliar     os seus resultados ;
  • Trabalhar sem perturbar os colegas ;
  • Movimentar-se , quando necessário , rapidamente e sem ruídos;
  • Procurar tarefas para preencher tempos vagos , no caso de terminar a atividades independente antes do tempo previsto
Esses objetivos serão atingidos através de palestras , leituras , organização de cartazes e exercícios. É necessário , também , levar o aluno a avaliar seus progressos  em relação às habilidades , hábitos e atitudes necessários ao trabalho independente.


 

Sugestões de atividades para o trabalho independente:

Já terminou o seu trabalho? O que fazer agora? 

  1. Jogos?
  2. Exercícios?
  3. Composição?
  4. Leitura?
  5. Desenho?
  6. Recorte?
  7. Pintura?

Aproveitamos nossos momentos livres lendo:
  • Artigos de revista ou jornal;
  • Poesias;
  • Historinhas;
  • Adivinhações;
Fixando noções através de :

  • Dominó;
  • Quebra-cabeça
  • Exercícios;
Realizando trabalhos de artes : 

  • Desenho livre;
  • Ilustração nos cadernos;
  • Técnicas de artes;

Inventando histórias :

  • Composição criadora;

Estudando  através de :

  • Resolução de problemas ;
  • Preparação de quadro sinótico ( resumo);
  • Resumo de leituras feitas;
  • Formulação de frases sobre a matéria estudada;

        Com a colaboração dos alunos , a professora deve confeccionar painéis de atividades para que os mesmos se dediquem nos momentos livres.

  • Poesias;
  • Gravuras;
  • Palavras cruzadas;
  • Matemática;
  • Gibis;
  • Ciências sociais;
  • Charadas:
  • Ciências naturais;
  • Leitura:
  • Fichas de redação;
  • Jogos;
  • Curiosidades:
Continua ....