quinta-feira, 7 de maio de 2015

ATIVIDADES PARA ALUNOS PRÉ SILÁBICOS.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES :
  •  Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
  •  Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa. 
  •  Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos. 
  •  Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche,BINGO etc.). 
  •  Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes. 
  •  Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras). 
  •  Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.). 
  •  Desenhar e escrever o que desenhou;
  • Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
  • utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
  • - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
  • - Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
  • - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
  •  jogos, etc;
  • - Conversar sobre a função da escrita;

  • - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
  •  dos amigos;

  • -Bingo de letras;
  • - Produção oral de histórias;
  • - Escrita espontânea;
  • - Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras;
  • - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
  • - Comparar e relacionar palavras;
  • - Produzir textos de forma não convencional;
  • - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever 
  • seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
  • Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
  • - Completar palavras usando a letra inicial e final;
  • - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
  •  na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc


Essas são apenas algumas sugestões de atividades para essa fase  que tirei da internet :)